segunda-feira, 2 de junho de 2014

Atividade - 22 - Texto sobre entrevista com Pedro Demo sobre Educação

Pesquisar é o ato de procurar respostas a indagações ou informações. A pesquisa contribui para a construção do conhecimento, deve ser uma atividade capaz de produzir um conhecimento “novo” a respeito de um determinado assunto, relacionando as informações obtidas ao conhecimento de mundo. Dois fatores são essenciais para que isso ocorra: o aluno deve ser sujeito da educação e o professor, o mediador desse processo.
É muito comum a ideia de que aprendemos mais em determinados momentos da vida, como no ensino básico. Pedro Demo salienta que mais importante é manter-se sempre aprendendo. De tempos em tempos, deve-se renovar o diploma, aprendendo novos conteúdos de forma dinâmica e praticando o autoestudo. As formas de aprender estão cada vez mais dinâmicas, e as universidades parecem igrejas, fiéis a rituais, nas quais não se muda nada com o passar dos tempos. Nós aprendemos reconstruindo o conhecimento, mas nossas instituições são instrucionistas, baseadas na aula expositiva. As crianças dessa geração já crescem integradas aos computadores, jogos e celulares e têm curiosidade natural para aprender investigando por conta própria o que lhes interessa.
O professor é fundamental na educação, sem ele praticamente nada seria possível, por isso deveria ser tratado com respeito e valorização, para assim conseguir desenvolver um ensino de qualidade.